A magia do Outono na Serra da Estrela (Serra da Estrela, 15 a 17 de Novembro)

Este é um evento que nos irá levar a conhecer parte do Parque Natural da Serra da Estrela onde as paisagens outonais adquirem uma magia única em Portugal.

A serra da Estrela é a principal montanha de Portugal continental. Elemento maior da Cordilheira Central nela se situa a Torre, com 1.991 m de altitude. O Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE), com 89.132,21 ha, alberga uma paisagem variada, nomeadamente lagoas e pastagens de altitude, turfeiras, carvalhais e castinçais, áreas de mato e de floresta de produção.

Com a presença de granitos e xistos e guardando as nascentes do Mondego, do Alva e do Zêzere, a Estrela é um verdadeiro castelo de água a dominar as Beiras e assento de variadas facetas climáticas, sendo ainda um testemunho fundamental dos vestígios da última glaciação, que ocorreu há cerca de 30 mil anos, apresentando uma elevada geodiversidade e rochas com idades até cerca de 600 milhões de anos. Estes factos foram reconhecidos pela UNESCO, que lhe atribuiu o estatuto de geoparque.

A vegetação é influenciada por três tipos de clima – Mediterrânico, Atlântico e Continental – distribuindo-se por 3 andares altitudinais: basal; intermédio; e superior. A sua fauna inclui um grande número de mamíferos e de aves, salientando-se, pela sua importância e diversidade, os pequenos répteis e anfíbios, com espécies endémicas como a lagartixa-de-montanha.

Programa geral do evento

Dia 15 de Novembro

Encontro em Manteigas

Acesso ao alojamento

Dia 16 de Novembro

Trekking Manteigas – Vale do Rossim

Esta caminhada de cerca de 18 km, irá levar-nos desde o alojamento até ao Vale do Rossim através dos frondosos bosques e das paisagens outonais do Parque Natural da Serra da Estrela. O Vale do Rossim, local de pastagens milenares, é um local único, de grande valor científico, ambiental e paisagístico, que importa proteger e valorizar.

Dia 17 de Novembro

Trekking Manteigas – Poço do Inferno

O Outono traz a magia dos padrões coloridos às faias nas encostas sobranceiras a Manteigas. Neste percurso iremos caminhar por cenários de sonho até ao Poço do Inferno onde a Ribeira de Leandres foi abrindo caminho pelo granito e xisto ao longo de milhares de anos de erosão. Este será um percurso circular com cerca de 12 km de extensão.

__________ ………. __________

Material aconselhado para o evento:

  • Botas de montanha ou calçado confortável;
  • Roupa e equipamento adequado à época;
  • Bastões de caminhada;
  • Lanterna ou frontal.

Número máximo de participantes: 10

Valor da inscrição por participante: 190,00€ – Pagamento por transferência bancária ou MBWay.

Solicitar contacto para inscrição!

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA até ao dia 30 de Setembro de 2024 – A participação no evento somente é válida após pagamento da inscrição.

Inscrições e informações através do endereço eletrónico hiking@barbosa-trekking.pt ou pelo telefone 93 845 03 05.

A inscrição nos eventos RB Hiking & Trekking implicam a aceitação das Normas de Segurança em Caminhadas.

Valor a pagar inclui: Tour líder, duas noites de alojamento em quarto duplo ou twin com pequeno-almoço, transfer de Vale do Rossim para Manteigas no final do primeiro trekking, apoio logístico durante o evento, seguro de acidentes pessoais e de responsabilidade civil.

Valor a pagar não inclui: Refeições não referidas no ponto anterior, transporte de e para Manteigas no início e final do evento, equipamento necessário para o evento, gastos pessoais ou outras despesas não indicadas como incluídas.

Em caso de desistência – até 7 dias antes do evento: devolução de 50% do valor pago na inscrição; menos de 7 dias não há direito a devolução de qualquer valor.

Importante: Sendo um percurso no Parque Natural da Serra da Estrela, os participantes devem cumprir o Código de Conduta de Visitantes em Áreas Protegidas, disponível aqui.

Os eventos RB Hiking & Trekking estão cobertos pelas apólices de seguro n.º 205827878 (Acidentes Pessoais) e n.º 205845746 (Responsabilidade Civil) da Companhia de Seguros Allianz Portugal, S.A.

Organização: Rui Barbosa (RNAAT 624/2020)