Trekking nos Picos de Europa (31 de Outubro a 3 de Novembro)

Três dias de trekking pelo Parque Nacional dos Picos de Europa com passagem por Cabaña Veroniva, Prados Áliva, Pico Coriscao, Canal de las Arredondas, Espinama e Brez.

O Parque Nacional dos Picos de Europa é herdeiro do primeiro Parque Nacional espanhol, o da Serra de Covadonga, criado em 1918 ao abrigo da Lei dos Parques Nacionais de 1916, entre outros motivos, para comemorar os 1200 anos da Batalha de Covadonga, que deu início ao período da Reconquista.

A ampla variação de altitude do Parque confere-lhe uma grande diversidade de paisagens e biodiversidade que inclui numerosas espécies características e ameaçadas da Serra Cantábrica.

A história geológica do Parque está ligada às grandes orogenias Carbonífera e Terciária, com materiais calcários e siliciclásticos a estar presentes nas três Unidades Principais em que o Parque Nacional está dividido.

A natureza cársica do parque favorece a existência de uma ampla rede de cursos subterrâneos que emergem dos principais rios: Sella, Cares e Deva. Existem também lagos ou lagoas como Enol e La Ercina, Laguna de Andara, Liordes, Lloroza, Moñetas…

O clima no Parque é do tipo Atlântico temperado húmido. Na vertente norte é puro Atlântico e na vertente sul é atlântico-continental.

Nesta área foram catalogadas mais de 1750 espécies e subespécies da flora vascular, 21% do total da flora vascular espanhola.

No Parque vive uma fauna variada, com presença de espécies ameaçadas a nível regional e europeu. Vão desde grandes predadores até uma grande diversidade de invertebrados no Parque.

É tudo isto e muito mais que temos para oferecer neste tour de 4 dias pelo Parque Nacional dos Picos de Europa!

 

Programa geral do evento

Dia 31 de Outubro (5.ª feira)

– Viagem para Espinama

– Dormida em Espinama

Dia 1 de Novembro (6.ª feira)

Caminhada Cabaña Veronica / Prados de Áliva / Fuente Dé

– Distância: cerca de 21 km

– Dormida em Espinama

Depois da subida em teleférico entre Fuente Dé e El Cable, iniciamos o nosso trekking em direcção à Cabana Veronia através das magníficas paisagens do maciço central dos Picos de Europa. Havendo a possibilidade, seguimos até ao Collado de Horcados / Torre de Horcados. Após uma paragem na Cabana Veronica iniciamos a descida para os Prados de Aliva e posterior regresso a Fuente Dé, caminhando pelas paisagens outonais dos bosques do Parque Nacional.

 

Dia 2 de Novembro (Sábado)

Caminhada Espinama – Coriscao – Espinama

– Distância: cerca de 14 km

– Dormida em Espinama

Saindo de Espinama iremos caminhar pelas paisagens de Outono que nos levarão pelo Monte del Carbon até à Hoya de los Becerros a partir da qual faremos a subida final ao Pico Coriscao.

 

Dia 3 de Novembro (Domingo)

Caminhada Ruta Brez – Canal de las Arredondas

– Distância: 5,4 km

Iniciando a caminhada na pitoresca aldeia de Brez iremos percorrer antigos caminhos mineiros que nos levarão até à base da Canal de las Arredondas, as paredes do maciço Oriental dos Picos de Europa, numa jornada pela natureza e tranquilidade deste Parque Nacional

– Final do evento

– Regresso

Tour líder: Rui Barbosa

Organização: Gerês Holidays (RNAVT 4915 | RNAAT 48/2013), RB Hiking & Trekking (RNAAT 640/2020)

Valor da inscrição por participante: 350,00€

Solicitar contacto para inscrição!

O valor a pagar inclui:

  • 3 noites de dormida em camarata com pequeno-almoço em Espinama;
  • Viagem de teleférico entre Fuente Dé e El Cable;
  • Tour líder;
  • Seguro.

Vagas limitadas.

O valor a pagar não incluí:

  • Viagens;
  • Refeições;
  • Gastos pessoais;
  • Outras despesas não indicadas como incluídas.

IMPORTANTE: As caminhadas serão alteradas caso as condições meteorológicas ou as condições dos percursos não permitam a sua realização.

A inscrição nas caminhadas RB Hiking & Trekking implicam a aceitação das Normas de Segurança em Caminhadas.

Em caso de se verificarem condições meteorológicas adversas, a actividade será adiada para data a determinar.

Em caso de se verificarem condições meteorológicas adversas, as caminhadas anunciadas podem ser alteradas ou modificadas.